quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vinte

Minha mãe bem me disse quando eu já estava pra sair de casa: menina, toma cuidado que as coisas não são mais as mesmas. Mas eu olhava pra rua e não via nada, eu olhava pra calçada e não enxergava, olhava pra mim e nenhuma diferença, nenhuma novidade. Mas durante o caminho, com o passar dos passos, com o andar dos pés começava a brotar em mim uma desconfiança discreta de que as pessoas me olhavam com canto dos olhos e diziam umas às outras umas frases curtas que mal davam pra entender. De fato algumas dessas palavras vinham me cutucar as orelhas e eu dispersa olhando vitrines mal podia decifrar. Eu olhava a hora e os ponteiros desciam e subiam e em qualquer esquina que eu virasse surgiam novas pessoas, novos olhares e provavelmente as mesmas palavras. Incitava-me uma curiosidade demasiada, quase que me virei prum rapaz e perguntei se tinha alguma coisa errada comigo, mas fiquei com medo da resposta. Mais medo do que curiosidade. O fato é que minha roupa não era nova, meu sapato já tinha uns anos e naquele momento julguei estar sendo observada não pelo que as pessoas viam em mim, mas por estar sendo vista por dentro. Os olhares sobre mim iam descamando invisivelmente a minha pele e os meus cabelos desciam pelos ombros, sem senti-los, da mesma forma que meus olhos reluziam um brilho diferente, novo, que se colocava à frente das pupilas, minhas unhas eram outras por baixo do esmalte e ninguém via, nem sentia, nem ouvia, mas acontecia. E todo mundo a minha volta percebeu que algo em mim não era mais o mesmo. Os meus vinte anos iam surgindo e as pessoas percebiam, as pessoas comentavam. Porque não era só uma diferença numérica, era uma metamorfose completa.



Marcella Casari
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Nenhum comentário: