sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dezoito anos vírgula dois mil e dez

Nós mulheres chegamos em certa fase da vida em que temos que assumir os riscos de ser mulher. Chega determinado tempo em que não adianta mais esconder; as responsabilidades simplesmente surgem e ainda sentimos a sutil sensação de estarmos trocando de pele, como se parte de nós estivesse presa à necessidade de usar tênis e uniforme escolar e outra metade exigisse salto alto, maquiagem e faculdade. E essa história de fazer dezoito anos não é fácil. As pessoas me olham como se eu tivesse a obrigação de saber como as coisas são pras pessoas que já tem dezoito anos a mais tempo do que eu, como se o calendário marcasse automaticamente em minhas veias todas as minhas responsabilidades, obrigações e deveres para com a minha família e sociedade. Hoje eu sei que posso ir ao hospital consciente de que a primeira dúvida da enfermeira é se eu estou grávida. Agora eu tenho cara de mãe. Ou de irresponsável. Hoje eu posso ir lá na Carisma, sozinha, comprar um body e deixar a vendedora curiosa pra saber se eu vou usar pra “namorar” ou se é pra usar debaixo da roupa. Agora eu posso ficar sossegada, pois, minha intenção de parecer mais velha finalmente deu certo. Meu colega de turma (na faculdade) ainda olha pra mim questionando-se se eu terminei o colégio há muito tempo ou se sou uma jovem inexperiente que acabou de terminar o ensino médio e que ainda tem dúvidas de matemática básica. Não parece, porque dezoito anos sempre subentende experiência.
Agora eu já fico pensando o que reserva meus dezenove anos. Se no dia do meu aniversário eu ganho um body do meu namorado ou aprendo matemática básica de ensino médio. Ou nenhum dos dois. O que é mais provável. E provavelmente é sempre sim.


Marcella Casari


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

7 comentários:

Brunno Lopez disse...

Um tanto feminino, mas agradável de se ler.

Você tem um ritmo interessante n
a narrativa.

que os próximos anos continuem inspirados...

beijo

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE:
MARCELLA


ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CABALLO, LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

José
ramón...

Ana Carolina Vingert disse...

é foda as responsabilidades de ser mulher.
eu bem sei como é.

Talita Dionisio disse...

Adorei...
eu só digo uma coisa:
"todo mundo faz 18 menos eu"

Y. Gracinha disse...

Ameeeei!To louca pra fazer meus18 anoss! :D

Ju Fuzetto disse...

Bom dia Flor!!!

Adorei seu cantinho, tú escreves maravilhosamente bem!!!


Dezoito anos é uma idade linda!!!!

Um beijo Parabéns pelo blog!!

Ozzer Seimsisk disse...

E eu aqui achando que dezoito anos implica justamente ser a pessoa menos experiente desse mundo imenso que é o fora-do-colégio. Existe uma pequena chance de você entender quando você estiver um pouco mais velha que a sua visão me parece totalmente absurda. E eu só tenho 21 — sou quase tão jovem e inexperiente quanto você.

Fiquei absolutamente encantada com seu blog. Faz tempo que não tenho vontade de ler um blog só pela qualidade literária.