quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Esdruxulismo

Algumas canções sobrepostas na gaveta do meu criado-mudo, umas palavras escritas à lapis na beirada do meu caderno e uns pensamentos soltos no espaço. Lembro-me vagamente de uma cobiça guardada no meu peito, do mesmo lado uma saudade, do outro uma lembrança. Sabe quando o ar fica cheio, duro, espesso, grosso, chato de se passar no pulmão? Sabe quando o coração pressiona os outros órgãos, sentindo-se o mais importante do sistema circulatório? É assim que algumas vezes meu corpo manifesta seus sentimentos, um querendo ser mais que o outro, competindo por atenção, espaço, carinho, cuidado, proteção. Assim eu respiro menos, bombeio menos sangue, assim eu sumo. Sumo do mundo, é lá onde você vem me buscar, e só. Ai já viu né, o cérebro fica meio lelé. Tô me cansando dessas palavras esdrúxulas, bom, já dizia Fernando Pessoa:
"Todas as palavras esdrúxulas
Com os sentimentos esdrúxulos
São naturalmente
Rdículas".
Se não fossem essas minhas palavras esdrúxulas minha'alma se esconderia aqui mesmo, dentro de mim, expondo pra mim o que ela grita algumas vezes bem baixinho, eu confesso. As vezes o grito é baixinho, eu a calo muito bem. Meu coração não tem voz, meu pulmão nem escuta, e muitos dos meus sonhos eu ponho aqui, ou é invenção minha. Cabeça criativa que mente palavras. Mas outras são apenas, esdrúxulas.

Marcella Casari

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muitas vezes um exdruxulismo em certos casos, como o meu, podem mudar a vida de outra pessoa. E ainda mais se tiver um olhar lindo, penetrante e sincero, bastam duas palavras para isso acontecer facilmente.

Anônimo disse...

Continuo sendo esdrúxula, ou me calo? Atiro-me com a coragem ou me esquivo dela?
Quais duas palavras? Que atire a primeira pedra quem nunca foi ridículo..